Já no Centro de Especialidades Clínicas, o promotor conversou com profissionais de saúde, avaliou os protocolos de acesso aos serviços especializados e verificou a exigência de encaminhamentos via Unidades Básicas de Saúde (UBS), além da distribuição de medicamentos à população.

“As visitas são parte de uma atuação continuada do Ministério Público, mas desta vez foram motivadas por um volume expressivo de queixas da população sobre falhas no atendimento. O contato direto com as equipes e com a realidade das unidades é fundamental para compreender os desafios enfrentados pelos usuários e embasar eventuais medidas administrativas ou judiciais”, destacou o promotor Raphaell Bruno.

As informações coletadas nas visitas serão analisadas pela Promotoria e poderão resultar em Recomendações, ajustes administrativos ou outras providências legais. O foco, segundo o MPMA, é garantir que a população codoense tenha acesso a um serviço de saúde digno e eficiente, conforme preconizado pela Constituição e pelas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).