O vereador de São Luís, André Campos, levantou uma polêmica durante sessão na Câmara Municipal ao repercutir a possibilidade de que o governador Carlos Brandão (PSB) estaria na mira de um “golpe político” nos bastidores do poder.

A especulação surgiu após reportagem do Sistema Mirante apontar movimentações de bastidores que poderiam culminar em uma ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para afastar Brandão, abrindo caminho para a ascensão do vice-governador Felipe Camarão (PT) ao comando do Estado.
Segundo Campos, o tema estaria sendo ventilado por deputados ligados ao PCdoB, o que reforçaria a tese de uma disputa interna entre aliados históricos da base governista.
O vereador comparou a hipótese maranhense ao cenário político nacional dos últimos anos, citando o embate entre Lula e Bolsonaro. “Se o Bolsonaro estava sentado na cadeira e tiraram o Lula da cadeira para ganhar do Bolsonaro, por que não deixa o Bolsonaro livre para o Lula ganhar dele de novo em 2026?”, questionou.
Campos também criticou a possibilidade de o PT assumir o poder por meio de uma decisão judicial, afirmando que isso colocaria em xeque a legitimidade política do partido diante da oposição. “Se o PT chegar ao poder do Maranhão através de um golpe, com que cara que eles vão olhar para os bolsonaristas?”, disparou.
A fala do parlamentar expõe um racha ainda pouco visível, mas cada vez mais comentado nos bastidores, entre setores do PSB, PCdoB e PT no Maranhão.


