
Em uma entrevista ao Eu Acredito Podcast, apresentado pelo pastor Fábio Santos, o pastor Yossef Akiva, estudioso da cultura judaica no meio evangélico, declarou que a relação das nações com Israel não é apenas política, mas também espiritual. Segundo ele, governos que apoiam Israel recebem bênçãos de Deus, enquanto aqueles que se opõem ao país acabam sob maldição.
Durante a entrevista, Akiva destacou os Estados Unidos como um exemplo de nação que, segundo ele, colhe bênçãos por manter aliança com Israel.
Para o pastor, a transferência da embaixada dos Estados Unidos de Tel Aviv para Jerusalém, realizada em 2018, foi mais do que uma ação diplomática.
“As embaixadas ficam nas capitais. Tecnicamente, a capital de Israel é Tel Aviv. Mas Trump, mudando a embaixada para Jerusalém, está reconhecendo Jerusalém como a capital de Israel. Davi já havia feito isso quando a tomou dos jebuseus. Inclusive vários países já reconhecem isso”, explicou
Akiva também comentou a posição de países que não mantêm alinhamento com Israel e citou diretamente o atual governo brasileiro.
“O Lula é antissemita e a esquerda brasileira tem seus aliados: o Irã, China, Líbano. São países que são contra princípios da direita e contra Israel”, afirmou, citando ainda o texto bíblico: “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem” (Salmo 126).
As falas de Yossef Akiva geraram debates nas redes sociais, com apoiadores que enxergaram no discurso uma defesa da fé e críticos que classificaram as declarações como politizadas e generalistas. Para analistas religiosos, a fala reflete uma visão teológica comum em setores evangélicos pró-Israel, mas que, quando associada ao cenário político brasileiro, tende a acirrar ainda mais as divisões ideológicas.


