Rádio Lemos FM

Aproveite 24 horas de programação ao vivo, com os melhores radialistas da nossa terra e grandes vozes do sul do país!

DEPUTADO FICHA-SUJA FRANCISCO NAGIB É ALVO DE DOIS NOVOS PROCESSOS DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

O deputado estadual Francisco Nagib (PSB), que já figura na lista de fichas-sujas do Tribunal de Contas da União (TCU), voltou a ser alvo da Corte em novos processos de Tomada de Contas Especial. As ações foram instauradas a pedido da Caixa Econômica Federal, por não comprovação da aplicação de recursos públicos destinados a duas importantes obras em Codó (MA) durante sua gestão como prefeito.

Os novos processos, registrados sob os números 006.994/2024-5 e 006.995/2024-0, tratam da falta de prestação de contas de contratos de repasse firmados com o Ministério das Cidades (extinto). O primeiro diz respeito à obra de Esgotamento Sanitário de Codó, e o segundo à implantação de Sistemas de Drenagem Urbana Sustentáveis e de Manejo de Águas Pluviais — ambos com indícios de graves irregularidades e ausência de comprovação da aplicação dos recursos federais.

Em ambos os processos, a unidade jurisdicionada é a Caixa Econômica Federal, e o relator é o ministro Aroldo Cedraz de Oliveira, do TCU. Os registros constam como abertos e sob análise da Unidade de Auditoria Especializada em Tomada de Contas Especial (AudTCE).

Essas novas tomadas de contas reforçam o histórico de gestão marcada por irregularidades na aplicação de verbas públicas e ampliam o cerco do TCU sobre o ex-prefeito, que já havia sido condenado por irregularidades no Programa de Educação Infantil – Novos Estabelecimentos, o que o tornou inelegível até 2031.

Com os novos processos, o nome de Francisco Nagib pode voltar a ganhar destaque no cenário nacional como símbolo de má gestão e falta de transparência na aplicação de recursos federais. Apesar do passado obscuro, o parlamentar insiste em afirmar nos bastidores que estaria com a “ficha limpa”. No entanto, o nome de Francisco Nagib ainda aparece com destaque na base de dados do TCU como inelegível, isolando-o como o único político de Codó com essa mancha no currículo.

As novas ações tramitam sob sigilo restrito, mas a simples abertura de duas tomadas de contas em menos de um ano evidencia que o TCU segue atento aos rastros deixados pela gestão de Nagib à frente da Prefeitura de Codó — rastros que continuam comprometendo sua imagem pública e política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
QUEM JUNTAR MAIS CARTELAS GANHA!