Os deputados estaduais Rodrigo Lago, Othelino Neto e Carlos Lula desistiram da ação popular protocolada no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) que questionava os gastos da missão internacional realizada pelo governador Carlos Brandão (PSB) e sua comitiva à França e à Suécia, entre os dias 30 de maio e 7 de junho deste ano.

Com a desistência, o processo foi extinto sem análise de mérito pelo desembargador José Gonçalo de Sousa Filho, que homologou o pedido, segundo informações do jornalista Isaías Rocha.
A decisão dos parlamentares ocorreu porque a ação já havia sido protocolada em primeira instância e continua em tramitação na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís. Os deputados reconheceram que houve um equívoco no ajuizamento direto no TJMA, o que gerou duplicidade processual.
Na ação, os parlamentares apontam supostas irregularidades nos gastos da viagem, que somam R$ 1.006.956,74. Entre as alegações estão prejuízo ao patrimônio público, desvio de finalidade e problemas na compra de passagens aéreas.


