O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), fez ameaças contra familiares do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante uma transmissão ao vivo no último domingo (7), após as comemorações do Dia da Independência.

Na videochamada, exibida na plataforma X (antigo Twitter), Eduardo declarou que irá “atrás de cada um” dos parentes de Moraes. O ministro é relator da ação que julga Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.
Atualmente nos Estados Unidos, onde está desde fevereiro, o parlamentar tem atuado em lobby por sanções contra autoridades brasileiras. Nos últimos meses, o governo norte-americano — sob comando de Donald Trump (Partido Republicano) — adotou medidas como taxação de 50% sobre produtos brasileiros, aplicação da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes e cancelamento de vistos de ministros do STF e integrantes do Ministério da Saúde.
Durante a transmissão, Eduardo adotou tom agressivo:
— “Vou provar para o Alexandre de Moraes que ele encontrou um cara de saco roxo que vai acabar com essa brincadeirinha dele”, disse, utilizando uma expressão popular que remete à coragem.
Após a repercussão, o deputado afirmou em nova publicação que poderia ter “se excedido no final”, mas manteve o discurso de enfrentamento: “Só um homem agressivo pode ser pacífico, do contrário a única opção é ser cordeiro”, escreveu.
O julgamento de Jair Bolsonaro no STF está marcado para a próxima sexta-feira, 12 de setembro.


