Presença do animal tem causado preocupação entre criadores de gado da região.

Moradores do povoado Esperantina, localizado no município de Santa Luzia, a 296 km de São Luís, relataram a presença de onças nas proximidades da comunidade. Imagens feitas por moradores mostram o felino circulando livremente por uma área de mata e até nadando em um rio da região.
De acordo com criadores de gado, o aparecimento de animais feridos nas últimas semanas levanta a suspeita de ataques provocados pela onça. O caso gerou alerta entre os habitantes, especialmente os que vivem da criação de animais.
A presença de onças-pintadas em áreas urbanas e rurais tem sido registrada com frequência em diversas partes do Brasil. Em março deste ano, uma onça foi vista em frente a um condomínio na cidade de Imperatriz, também no Maranhão. Na ocasião, o animal acabou fugindo e não foi mais localizado.
🐆 O QUE FAÇO SE ENCONTRAR UMA ONÇA?
AO AVISTAR UMA ONÇA, AS ORIENTAÇÕES SÃO:
- Não tente correr, pois o animal pode se sentir ameaçado e atacar;
- Não grite e evite fazer muito barulho;
- Mantenha distância para que o animal siga o caminho dele;
- Quando estiver mais distante do animal, siga devagar, em direção oposta, sem virar as costas para o felino.
- Acione as instituições competentes para o resgate, como o Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193, e a Polícia Militar do Meio Ambiente, pelo 190
- Nunca tente matar o animal. Além de ser perigoso, isso constitui crime ambiental, com previsão de multa e pena de prisão.


